Aguarde...

Benvindos Freguesia de PaderneSiga-nos

Caracterização

A Freguesia de Paderne pertence ao Concelho de Albufeira, no Distrito de Faro, estando situada na margem esquerda da ribeira de Algibre ou da Quarteira, cerca de 12 Km da sede concelhia. O seu orago é a Nossa Senhora da Esperança, celebrada todos os anos no dia 30 de Novembro. 

O topónimo “Paderne” deriva do baixo-latim (villa) Paterni, “a quinta de Paterno”.

Localizada no Barrocal Algarvio, e de acordo com o resultado dos censos de 2011, Paderne é uma Freguesia com 52,56 Km² de área, com 3304 habitantes e com uma densidade populacional é de 62,9 hab/km², o que lhe permite ser classificada como uma Área de Baixa Densidade (portaria 1467-A/2001).

Sendo uma das mais antigas do concelho de Albufeira pelas suas características rurais, mantendo os traços de uma aldeia do interior com o seu castelo assim como vários pontos de interesse paisagístico nomeadamente: a fonte, as ribeiras de Algibre e de Quarteira e seus açudes tendo muitos outros pontos históricos de referência a considerar e visitar.

Confronta com as freguesias de Ferreiras,  (Concelho de Albufeira), Alte, Boliqueime e Benafim (Concelho de Loulé), São Bartolomeu de Messines e Algoz, (Concelho de Silves).

 

EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS

• Campo de futebol pelado (Monte dos Elóis)

• Campo de Futebol relvado

• Pavilhão polidesportivo

• Campo de Tiro

 

EQUIPAMENTOS SOCIAIS

Paderne tem uma oferta de estruturas sociais apreciável. Os seus autarcas todos os dias se debatem com problemas de manutenção, mas sobretudo de ampliação e melhoramento das estruturas existentes. Efetivamente ao nível da resposta social, Paderne tem bons equipamentos; o Centro Comunitário e a casa da Paz. Com valências de centro de dia e apoio domiciliário estes dois equipamentos dão a resposta adequada aos problemas de envelhecimento da população que infelizmente é uma das nossas realidades.

Paderne tem também a outros níveis, equipamentos fundamentais para o desenvolvimento da sua região, como sejam, uma Escola Básica Integrada com Jardim de Infância, uma Escola Básica do 1º Ciclo, um Parque Infantil, um Centro de Saúde, um Quartel da GNR, uma Farmácia, um Banco, um Posto de Combustíveis, um jornal, um clube desportivo, várias associações, uma Banda Filarmónica, um posto dos correios e várias casas comerciais e restaurantes.

 

ECONOMIA

A vida económica local revela que o sector primário tem alguma importância, mas não como em décadas anteriores. Atualmente, apenas algumas dezenas de pessoas ainda se dedicam à agricultura.

Noutros tempos, os seus habitantes viveram a vida árdua da agricultura e quase ninguém trabalhava na cidade.

Aqui existem diversos serviços ao nível da mecânica, construção civil, ensino, restauração, saúde e comércio.

A oferta comercial existente é suficiente para as necessidades básicas da população, tanto ao nível do comércio alimentar como do não alimentar a retalho.

Com a proximidade a grandes centros com Albufeira, Portimão e Faro, a economia local tem vindo a perder alguns dos seus serviços, no entanto, ainda podemos ver assistir ao mercado tradicional no primeiro sábado de cada mês.

DEMOGRAFIA (Resultados censos 2011)

• População Residente Total - 3304

• População Residente Homens - 1645

• População Residente Mulheres - 1659

• População Presente Total - 3252

• População Presente Homens - 1629

• População Presente Mulheres - 1623

• Famílias - 1342

• Alojamentos - 2290

• Edifícios - 2016



Compartilhar titulo produto

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.